BemDitasPalavras

23.5.06

O Código Da Vinci, O Filme.

Bem, o dia da estréia do Brasil na Copa do Mundo ainda não chegou, mas o dia 19 de Maio, data da estréia mundial do filme O Código Da Vinci, sim. Lá fui eu de mala e cuia, digo, de pipoca e refrigerante garantir o meu ingresso na sessão das 18 horas, para ver se Ron Howard seria capaz de traduzir em cenas cinematográficas aquela balburdia desenfreada que Dan Brown causara em milhares de imaginações e mentes mundo afora. Li o livro antes, o que me fez repousar na poltrona com a pipoca, o refrigerante, a ansiedade e um monte de preconceitos. Não sei se deveria ter lido o livro antes... Bem, já o fizera uma vez. Ao assistir ao primoroso O Nome da Rosa, não esperava mesmo as 562 páginas de Umberto Eco dispostas em pouco mais de duas horas de filme. Lembrei-me disso e aliviei a barra do diretor de O Código Da Vinci. O filme tenta passar aquela vontade do próximo capítulo o tempo inteiro, mas para quem leu o livro, as passagens do filme parecem mesmo um monte de informações derramadas de um balde sobre suas cabeças. Ao menos é a impressão que tenho colhido de cabecinhas que assistiram ao filme após terem lido o livro. Ah! Que fique claro: Não sou crítico de cinema, portanto, não discorrerei minha opinião a respeito de fotografia (belíssima), figurinos (totalmente de acordo) e, muito menos das interpretações de gente do quilate de Tom Hanks (Robert Langdon); Jean Reno (Bezu Fache); Audrey Tautou (Sophie Neveu); Ian McKellen (Sir Leigh Teabing); Alfred Molina (Bispo Manuel Aringarosa); Paul Bettany (Silas), (todos sensacionais). Estou aqui para dizer que apesar de ter encarado as mais de 470 páginas do livro; de um livro que tem o suspense como uma de suas maiores e melhores vertentes, o filme é ótimo e merece ser visto e, por que não, revisto. Parece que alguns críticos não foram muito condescendentes com os profissionais do filme, mas... Não foram eles que pagaram o meu ingresso e, neste caso, o gosto não foi colocado para discussão, pois o gosto foi meu e, eu a d o r e i o filme. Vá ver.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home